segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Dicas de leitura para os pais

Bom começo para leitores mirins
28/11/2001
Fonte: A Crítica-Manaus-AM


Aos pais que estão se dedicando à árdua tarefa de transformar seus filhos em futuros leitores, uma boa dica para acompanhar os presentes de natal é o livro "Puratig - o remo sagrado" (Editora Peirópolis, 48 páginas), escrito pelo índio Yaguarê Yamã. A obra, escrita para crianças, é uma coletânea de sete histórias que remetem a temas ou situações voltadas para origens da cultura e da história dos índios sateré maué, habitantes do Amazonas e do Pará. Um dos destaques é o mito da origem do guaraná.

"Puratig - o remo sagrado" é o segundo lançamento da coleção "Memórias ancestrais", que apresenta às crianças os mitos dos povos indígenas brasileiros. O livro é uma compilação de sete histórias contadas através dos tempos por meio da tradição oral da nação sateré maué.

O primeiro conto, intitulado "Sobre a origem do mundo", conta a gênese do planeta segundo a mítica sataré. O segundo, "Waraná sa'awy, narra a origem do guaraná. "A origem dos maué" aborda o nascimento do povo. Já "O nosso grande amigo" mostra a relação dos índios com a natureza. Em "A origem dos clãs", o autor nos dá uma visão da formação social dos sataré. "Puratig - o remo sagrado" dá nome ao livro e fala sobre onde ficam guardadas as histórias. Por último, "O fantasma da casa abandonada" é um rito de passagem da adolescência para a fase adulta, no qual a luta contra o medo é o centro de tudo.

Completando a edição do livro, há um texto informativo sobre a história e a localização do povo sateré maué no Brasil. Daniel Munduruku, coordenador da coleção, destaca a importância de coleções como esta. "A cultura indígena é riquíssima e pouco conhecida. Propostas como a da coleção 'Memórias ancestrais' são fundamentais para a valorização da nossa cultura. As crianças e adultos brasileiros ficarão encantados com nossas lendas", diz.


Clotilde

Um comentário:

  1. Esqueci de novo, o link dessa reportagem...rs


    http://pib.socioambiental.org/en/noticias?id=3725

    Clotilde (precisando de remédio para memória...rsrs)

    ResponderExcluir