quinta-feira, 26 de novembro de 2009

História do Livro

A história do livro confunde-se em alguns aspectos com a história da humanidade.

Hoje, chamamos de livro a reunião de folhas contendo informações impressas presas por um lado e montadas em capa. Mas antigamente, entre os sumérios, um povo muito antigo, o livro era um tijolo de barro cozido com textos gravados. Já os egípcios faziam rolos de papiro que chegavam a vinte metros de comprimento, escritos com hieróglifos. Os indianos faziam livros de folhas de palmeiras. Os maias e os astecas faziam livros, em forma de sanfona, de um material muito macio que existe entre a casca da árvore e sua madeira. Os chineses, por sua vez, utilizavam rolos de seda para fazer seus livros e os romanos escreviam em tábuas de madeira cobertas de cera.

Com o surgimento do pergaminho, feito geralmente da pele de carneiro, tornou-se possível a confecção de livros como os que nós conhecemos, diferenciando dos atuais no tamanho, pois eram enormes, e no custo, pois necessitavam da pele de vários animais.

Mais tarde, embora conhecido há muito tempo na China, o papel chega à Europa e com o invento da prensa de Gutenberg, o livro impresso, feito de papéis costurados e posteriormente encapados, torna-se realidade. Com essa invenção foi possível fazer vários exemplares de um mesmo livro, a um preço acessível, popularizando e democratizando a leitura.
Foi uma longa evolução, das bibliotecas no princípio, até as de hoje, que já contam com instrumentos computadorizados.



Fonte:Portal Edukbr http://www.edukbr.com.br/artemanhas/historia_livro.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário