quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Projeto Entorno




Incentivo à leitura nas escolas ao redor da Editora Abril

Fonte: Fundação Victor Civita

Desde 2006 o Projeto Entorno atua nas escolas vizinhas aos prédios do Grupo Abril, nos bairros de Pinheiros, Freguesia do Ó e Butantã, em São Paulo. O projeto tem três fontes de atuação: a formação de professores, coordenadores pedagógicos e diretores, as rodas de leitura promovidas por voluntários capacitados para trabalhar com alunos e a doação de acervo. Em 2009, o número de escolas atendidas dobrou em relação ao ano anterior: 12 receberam a capacitação para gestores.

Os professores são orientados a ler todos os dias para os alunos – de preferência, livros dos quais também gostem, pois as crianças percebem seu envolvimento ao conduzir a atividade. Em seguida, vem o empréstimo de exemplares (para ler em casa) e a organização de atividades que estimulem a formação de opiniões sobre as obras. Assim se constrói o hábito de leitura com prazer.

Em seu terceiro ano de existência, o projeto contou com a participação voluntária de 55 funcionários da Editora Abril e da Fundação Victor Civita, que visitaram mensalmente as escolas participantes para comandar as rodas de leitura. O trabalho desenvolvido foi reconhecido com uma grande exposição de fotos no Novo Edifício Abril e com a produção de um documentário que explica as ações e estimula sua replicação.

Em 2008, o Projeto Entorno também recebeu menção honrosa no Prêmio Vivaleitura, iniciativa do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O Projeto Entorno em números
12 escolas participantes
55 voluntários capacitados
474 livros doados


Site da Fundação Victor Civita: http://revistaescola.abril.com.br/fvc/

Clotilde

Nenhum comentário:

Postar um comentário